Description
E-formador? O que é isso?
A formação alterou-se, hoje em dia o online faz parte das nossas vidas e a formação não é exceção.
Depois da Covid-19, grande parte da formação deixou de ser 100% presencial e a facilidade e benefícios do online são inegáveis, mas exige muito mais da formação.
Não queremos mais conteúdos enfadonhos, chatos que dão vontade de desligar. Na Índice Máximo também estamos a fazer essa transição.
Para nós, um e-formador é um Criador de conteúdos de Formação online.
É obrigatório?
Sim e não.
Na verdade, o CCP é o documento obrigatório para ser formador, no entanto, para dar formação online, especialmente em programas que carecem de homologação tornou-se obrigatória a aprovação no curso E-formador ou CCP-E.
E-FORMADOR OU CCPE?
O CCPE só é feito no IEFP, as entidades privadas não tem essa nomenclatura.
E-FORMADOR na Indice Máximo tem o MESMO programa do IEFP, com a mesma carga horária e devidamente certificado pela DGERT e SIGO, igualmente válido.
PROGRAMA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MF0. Introdução ao e-learning e ao ambiente online (10H)
- Uso da Plataforma como formando e como formador.
- Plataformas com formador ou orientadas para autoformação.
- Conceitos de ensino a distância e aprendizagem suportada em tecnologias digitais.
- Modalidades e formas de organização do ensino a distância.
- Papel do e-formador e do e-formando
- Gestão do tempo e autonomia na aprendizagem.
- Práticas de formação profissional e empresariais.
MF1. Design de cursos de formação online (10H)
- Planeamento de curso (duração, tema, resultados de aprendizagem).
- Modelo pedagógico (autoformação, moderada por e-formador, b-learning).
- Plano de conteúdos.
- Tipos de comunicação: síncrona e assíncrona, no conteúdo ou orientado pelo e-formador.
- Avaliação (no conteúdo, fora do conteúdo).
- Simulação: ferramentas da plataforma para criação de cursos (modo de edição – títulos e descrições)
MF2. Avaliação da aprendizagem online (10H)
- Tipos de Avaliação a distância (diagnóstica, formativa e sumativa).
- Técnicas de Avaliação: observação e inquirição, medição.
- Estratégia de avaliação: avaliação por pares, autoavaliação, hétero avaliação.
- Ferramentas de avaliação: questionários, testes (escolha múltipla, verdadeiro-falso, questões abertas curtas e de desenvolvimento, e outros), trabalhos escritos, outros.
- Utilização das Learning Analytics para avaliação da qualidade da formação.
MF3. Dinamização da aprendizagem online (10H)
- Estratégias e situações de aprendizagem online.
- Design de atividades: da mais simples à mais complexa, tempo para realização, tipo de atividade (individual, grupo), instruções e local para entrega, critérios de avaliação.
- Tipos de atividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, etc.
- Avaliação de atividades de comunicação/interação: implicações dos modelos de interação escolhidos.
- Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do formador com os formandos (chat e fórum, integração com ferramentas externas: whatsapp, facebook)
MF4. Criação e utilização de conteúdos educativos (10H)
- E-Conteúdo – Temas e subtemas, visual (ler, ver, ouvir), reutilização de conteúdos.
- Tempo do e-conteúdo, ritmo, sumário, unidades/lições (início, meio e fim – fechamento do e-conteúdo).
- Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos.
- Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos (Ferramentas de autor).
- Vantagens e inconvenientes do recurso a base de dados de conteúdos educativos.
- Estratégia de comunicação e de interação do conteúdo com o formando.
- Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativo
MF5. Simulação Pedagógica Final (10H)
- Dimensões e indicadores da qualidade num projeto formativo em e-learning.
- Dinamizar o curso/unidade de aprendizagem em simulação pedagógica com formandos/colegas.
- Análise e autoanálise do desempenho de e-formador em contexto simulado.
- Autoavaliação de resultados do curso de simulação testado.
Requisitos
Conhecimento informáticos adequados;
Email; Computador e acesso internet; CCP de formador
Modalidade
- Formação assincrona com auto-estudo e video-aulas.
Área de Educação Formação
146- Formação de Professores e formadores de áreas tecnológicas
“A formação de formadores e formadores de uma área tecnológica diz respeito ao estudo de teorias, métodos e práticas do ensino e da formação profissional”.
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